Buscar

Jabuticabeira: A fruta do Jabuti



A jabuticabeira é espontânea em grande parte do Brasil. Frutífera de origem sul-americana (brasileira) é encontrada com mais freqüência em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, mas pode também ser encontrada em outras regiões do país, como na Bahia, ou em Pernambuco, Paraíba, Ceará, Pará, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Árvore de porte médio, piramidal, podendo chegar até 9m de altura, dependendo da espécie. Folhas opostas, lanceoladas, vermelhas quando novas e posteriormente, verdes. É conhecida há mais de 400 anos, também, na Argentina, Paraguai e Uruguai. Nome de origem indígena que significa, em tupi, jabuti (animal silvestre, parecido com a tartaruga), caba (lugar onde), por ser comum a existência deste animal nas proximidades das jabuticabeiras, alimentando-se dos frutinhos que caiam no chão. Estes índios consumiam a jabuticaba na forma natural ou em bebida fermentada que preparavam.

CLIMA Planta de clima tropical e subtropical úmido, sem excesso de umidade; não suporta estiagens prolongadas e geadas fortes. As jabuticabeiras são encontradas desenvolvendo-se bem em regiões onde a temperatura média anual está em torno de 20ºC (Rio Grande do Sul) e em regiões onde a temperatura média anual está em torno de 30ºC (Pará). A pluviosidade mínima (chuvas) requerida é de 1.000mm./ano( ideal em torno de 1.500mm./anuais bem distribuídos). Em regiões secas o cultivo da jabuticabeira requer irrigação adequada. A umidade relativa do ar deve estar entre 75% a 80% e a luminosidade, em 2.000 horas/luz/ano. O pomar deve ser protegido de ventos dominantes, com a utilização de quebra-ventos.

CARACTERÍSTICAS Nome popular: jabuticabeira; jabuticaba-preta Nome científico: Myrcia cauliflora Berg Família botânica: Myrtaceae Origem: Brasil - Mata Atlântica

Fonte: Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia

595 visualizações

© 2018 Produzido por Em Foco Mídia.

(31) 3244-2627 

md_5b321ca97f12d.png
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle