Buscar

Afinal, qual período é melhor para as crianças estudarem?



Ao matricular seus filhos na escola, muitas mães ficam em dúvida sobre o período. Manhã ou tarde: qual é o melhor horário para as crianças? Será que faz diferença no aprendizado? A verdade é que não existe uma regra. Existem prós e contras nos dois turnos. Tudo dependerá de uma combinação entre o relógio biológico da criança, a organização do tempo e a rotina familiar.


Segundo a Coordenadora Pedagógica e Educacional, Tatiana Biazzoto Campos, cita quais pontos devem ser considerados nesta escolha:


Sono

Observe como é a rotina da noite: a criança dorme cedo sem problemas ou se mostra desperta ao escurecer, custando a pegar no sono? No primeiro caso, tende a aproveitar o turno da manhã. No segundo, o da tarde.


Despertar

Há crianças que se mostram mais dispostas de manhã. Isso facilmente é identificado quando, por exemplo, seu filho acorda cedo, pronto para brincar, ou, o contrário, enrola na cama e se mostra irritadiço ao despertar.


Dinâmica familiar

Na organização da rotina familiar, é importante priorizar um momento de reunião da família em refeições e também para interagir e brincar. Note que, quando esse momento acontece de noite, isso posterga a hora de dormir e também a de acordar. Por isso, considere o período da tarde.


Organização do tempo

Muitas mães consideram mais prático levar os filhos pela manhã, alegando que, ao chegar em casa, conseguem manter uma rotina de almoço, soninho da tarde, brincadeiras, banho, jantar e cama. Outros pais têm alguma flexibilidade no horário de trabalho e querem aproveitar a convivência com os filhos de manhã e à noite, então optam pela tarde.


Atividades extracurriculares

Há crianças que já têm uma rotina de atividades, como natação, balé, inglês, iniciação aos esportes, idas ao clube. Nesses casos, torna-se necessária uma combinação do horário de aula com o de outras atividades.


Enfim, não existe regra, mas fazendo uma boa combinação entre os diferentes aspectos mencionados e refletindo sobre o que é prioridade para cada família, os pequenos só têm a ganhar com a escolha dos pais para o período de estudo.

Boa escolha!

30 visualizações

© 2018 Produzido por Em Foco Mídia.

(31) 3244-2627 

md_5b321ca97f12d.png
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle